Header Ads Widget

Responsive Advertisement

PLANO DE ENERGIA DO GOVERNO FEDERAL PREVÊ INSTALAÇÃO DE USINA NUCLEAR NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO



A visita do presidente Michel Temer a China, pode estar escondendo uma "tragédia." Trata-se do plano do Governo Federal de instalar uma Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco. 

Proposta que está na contramão do resto do mundo, que repensa os programas nucleares. Segundo a redação do blog apurou existe o interesse de Investimento chinês que deverá ser de US$ 20 bilhões e ficará sediado em algum estado nordestino por causa do potencial que a região possui. Uma fonte garantiu que a cidade mais bem cotada para sediar a instalação da Usina Nuclear é Itacuruba, localizada em Pernambuco, nas margens do rio São Francisco.

Segundo especialistas, o municipio de Itacuruba reúne as melhores condições porque conta com solo estável, 
oferta de água em abundância (usada para resfriar os sistemas de geração) e localiza-se nas proximidades das linhas de transmissão da Chesf. O Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco-CHBSF ainda não recebeu nenhuma notificação oficial sobre o assunto. 

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, o projeto, batizado de China Nuclear, prevê o investimento de US$ 20 bilhões em 12 anos de construção. A China tem investimentos fortes no Brasil e os planos se tornaram ainda mais ampliados desde que o ativos brasileiros ficaram desvalorizados com crise nacional e depreciação do real frente ao dólar.

A redação do blog enviou solicitação para o Ministério das Minas e Energia para esclarecer o Plano Nacional de Energia 2030, visto que nele consta a possibilidade de geração de energia de base fonte nuclear e que o governo estuda as possibilidades de novos projetos além da Usina de Angra dos Reis.
Funcionamento usina nuclear

A organização não governamental (ONG) ambientalista Greenpeace continua a acreditar que a fonte nuclear para geração de energia elétrica deveria ser descartada dos projetos de matrizes energéticas do Brasil. 

Os movimentos sociais ligados ao Vale do São Francisco declararam ser contra qualque projeto que ponha em risco a vida humana e o Rio São Francisco.

O Ministério de Minas e Energia possui o Plano Nacional de Energia 2030 (PNE) e nele consta a possibilidade de geração térmica de base de fonte nuclear e que o governo brasileiro continua estudando as possibilidades de novos projetos de geração elétrica com fonte nuclear, além das usinas do sítio de Angra. Porém, 
não o há definição sobre novos sítios, sobre cronogramas de implantação, nem sobre considerações comerciais ou industriais envolvendo tais projetos.
Redação blog/Ney Vital