Header Ads Widget

Responsive Advertisement

ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFBA, VISITAM SERRA DA CARNAÍBA

Serra da Carnaiba: Tivemos o prazer de receber em nossa comunidade a visita da turma de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia UFBA, disciplina de Processos Unitários de Mineração, sob o comando do Professor Luiz Rogério Pinho de Andrade Lima, nascido em Senhor do Bonfim, Bahia.

  Ao chegarem à Serra da Carnaiba, eu, Israel Da Costa, acompanhei a turma de estudantes até a Mina do Sivaldo Pereira (Bolinha), onde os alunos puderam ver de perto os rejeitos das minas de esmeraldas, extraídos do subsolo à profundidade de mais de 150 metros.  


 Numa segunda etapa fomos até o “Shaf” entrada  da mina, onde a turma pode descer no elevador até às galerias subterrâneas numa profundidade de 165 metros, onde puderam ver de perto e ter contato, com as rochas ultramárficas, talcoxistos, quartzo e outros materiais associados aos vêios de esmeraldas.  Os estudantes desceram no elevador da mina, acompanhados de um garimpeiro treinado, equipados, com as medidas de segurança adequadas e, no subsolo da puderam interagir nas galerias (grunas), com os materiais como; esmeraldas, molibdênio e o trabalho dos garimpeiros. Uma experiência inesquecível para os futuros pesquisadores e engenheiros.

 Numa segunda etapa fomos até o “Shaft” entrada  da mina, onde a turma pode descer no elevador até às galerias subterrâneas numa profundidade de 165 metros, onde puderam ver de perto e ter contato, com as rochas ultramárficas, talcoxistos, quartzo e outros materiais associados aos vêios de esmeraldas.  Os estudantes desceram no elevador da mina, acompanhados de um garimpeiro treinado, equipados, com as medidas de segurança adequadas e, no subsolo da puderam interagir nas galerias (grunas), com os materiais como; esmeraldas, molibdênio e o trabalho dos garimpeiros. Uma experiência inesquecível para os futuros pesquisadores e engenheiros. 
 Durante a visita na superfície os estudantes puderam interagir com o Engenheiro de Minas da Cooperativa Mineral da Bahia - CMB e com alguns garimpeiros e mulheres que vivem do garimpo.
Os estudantes e futuros engenheiros compraram algumas esmeraldas incrustadas na rocha para servirem como peças decorativas, ou objetos de pesquisa. 

 O proprietário da mina Sivaldo Pereira (Bolinha), conversou com os estudantes e respondeu perguntas ao professor do curso, sobre o processo de extrair esmeraldas do subsolo.
 No final da visita tiramos várias fotos e o professor do curso Luiz Rogério, deu uma entrevista para a nossa comunidade descrevendo a experiência.
Depois disso acompanhei a turma de estudantes até a saída do povoado de onde se dirigiram de volta para Salvador.

Serra da Carnaiba, 23 de Janeiro de 2017.

Israel da Costa