A cidade de Pindobaçu, a 398 km de Salvador, fica localizada no território onde se encontrava a ligação entre a Vila Nova da Rainha e a Vila Velha de Jacobina, nas imediações do município de Campo Formoso.
O povoamento de Pindobaçu surgiu com a chegada de tropeiros que percorriam o itinerário entre as duas vilas. Com o passar do tempo, os viajantes assumiram um papel importante para a povoação do lugar, que conta com reservas de água abundantes e é cercada pelo Riacho Além da Água e por uma cadeia montanhosa.
A história da cidade se mistura com a crença religiosa, baseada nas comemorações do dia de Senhor do Bonfim de Pindobaçu, na Igreja construída ainda na época da colonização por um dos moradores que mais contribuíram para a história e cultura do lugar: Vicente Alves.
O nome do lugar tem origem no idioma Tupy Guarany e relaciona-se com a grande quantidade de palmeiras existentes na região. Do Tupy, Pindobassu significa “palmeira alta”. Posteriormente, o nome da cidade teve a grafia modoficada para Pindobaçu.
Cachoeira do Poço Pelado.
Pindobaçu como Chegar
Via Terrestre: Distância: 398km
Partindo de Salvador pela BR-324 sentido Feira de Santana, seguir pela mesma BR até Capim Gross, depois pela BA-407 sentido norte até Senhor do Bonfim, entrar na BA- 375 e seguir por 43km até a localidade.
De ônibus pela empresa São Luís / Tel.: (71) 3388.7272, saindo do Terminal Rodoviário de Salvador.